Saúde em pauta
Novo Hospital-Escola da UFPel nas mãos da bancada gaúcha
Após reunião com Ebserh, lideranças da universidade pedem apoio de parlamentares por verba de R$ 180 milhões
Uma reunião na última terça-feira (10) entre lideranças locais e a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) definiu os passos a serem seguidos para as obras do novo Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) saírem do papel: cabe aos parlamentares colaborarem através de emendas, já que não será possível contar tão cedo com recursos da União, vindos dos ministérios da Saúde ou da Educação.
A partir disso, iniciou-se uma peregrinação da universidade à bancada de parlamentares gaúchos. Segundo a reitora da UFPel, Isabela Andrade, os três senadores do Estado já demonstraram apoio à causa. Até nesta quarta-feira, oito dos 31 deputados já tinham sido visitados e também acenaram positivamente. "Está sendo uma agenda bastante positiva no sentido de concretizar essa obra tão importante para Pelotas e região, principalmente visando essa associação entre saúde e educação", comenta.
A reitora projeta que a obra, em valores corrigidos após a apresentação do projeto inicial, vá custar R$ 180 milhões. A expectativa é que a verba seja captada no próximo ano, através de uma grande emenda coletiva. A superintendente do Hospital, Carolina Ziebell, diz esperar que os parlamentares se sensibilizem quanto à relevância da intervenção a partir das visitas, que contam com apresentação detalhada do que seria a estrutura.
Lideranças políticas se manifestam
O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) acompanhou a reunião na Ebserh e comenta que ficou claro que será necessário realizar a captação de recursos junto à bancada. Ele ressalta que o trabalho da direção e da reitoria junto aos seus colegas é essencial para conseguir o aporte. O político diz ainda que pretende participar das articulações nos bastidores e, ele próprio, também destinar recursos.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Público 100% SUS na Região Sul, o deputado estadual Zé Nunes (PT) emitiu nota ressaltando a importância das atividades da instituição, que atende 22 municípios apenas via SUS. Ele lembrou também que, além de ser referência para muitas especialidades, é um ambiente de ensino aos alunos, colaborando na formação de profissionais qualificados.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), disse, via assessoria, que ficou muito clara a posição de que apenas parlamentares podem contribuir. Ela afirma já ter iniciado as conversas com deputados e pretende levar a pauta aos demais prefeitos da região. "Volto agora com a missão de compartilhar essas informações com os prefeitos da Azonasul [Associação dos Municípios da Zona Sul] e organizar uma missão de prefeitos da região, até o final de junho, para irmos a Brasília conversar com a bancada gaúcha", garante.
A obra
A estrutura atual, além de ser alugada, já não comporta as necessidades da instituição. O hospital é campo de estágio para acadêmicos de nove cursos da UFPel, atendendo em ensino, pesquisa e extensão.
- O que prevê o projeto:
* 30 mil metros quadrados
* 250 leitos de internação
* 7 Salas cirúrgicas
* 1 Centro de parto normal
* 20 leitos de UTI Adulto
* 20 leitos UTI Neonatal e Semi-intensiva
* 10 leitos de UTI pediátrica
* 3 salas de endoscopia
* Agência transfusional
* Anatomia patológica
* Auditórios
* Banco de Leite Humano
* Centro de Reabilitação
* Centro de Ensino por Simulação
* Densitometria
* Farmácia Escola
* Nutrição e Dietética
* Refeitórios
* Ressonância magnética
* Salas de aula
* Unidade de hemodiálise
* Unidade de isolamentos
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário